Diferença de comprar entre agências de viagens corporativas e sites

Antes de começar, é Importante notar que quando me refiro a agências de viagens corporativas, me refiro dentre outras a utilização do sistema de self-booking. Na prática é como um outro site qualquer mas com diversas vantagens conforme abaixo.

GESTÃO DE VIAGENS

  • Nos sites para pessoas física realizar a gestão de viagens é possível, porém difícil e complexo, principalmente a partir do momento em que existem diversas viagens. A gestão em muitos destes casos é realizada via planilhas e não tem sistemas que conciliação estas informações. O cumprimento da política de viagens é ineficaz já que não tem a possibilidade de controlar se o vôo escolhido era a melhor opção para a empresa.
  • Nas agências de viagens corporativas toda a gestão é realizada por dentro do sistema self-booking com configurações parametrizadas para cada empresa para garantia de cumprimento da política de viagens.

BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

  • Nos sites para pessoas física não há dados suficientes para gerar um BI e ter uma inteligência na leitura dos dados.
  • Nas agências de viagens corporativas mais modernas e tecnológicas é possível ter uma leitura inteligente de dados bem como prever cenários para redução de custos. As melhores BI para viagens corporativas são Power BI, Tableu, Qlik.

FORMA DE PAGAMENTO

  • Nos sites voltados para pessoas física (Booking, Decolar, site do hotel, etc) não existe a possibilidade de pagamento via boleto bancário bem como a possibilidade de salvar os dados do cartão de crédito para compras futuras. 
  • Nas agências de viagens corporativas é possível pagar com cartões de crédito, boleto bancário e PIX.

DESCONTOS EXCLUSIVOS

  • Nos sites para pessoas física os preços publicados tendem a obedecer diversas regras contratuais com distribuidores que exigem paridade. Na prática isso significa que os preços exibidos nestes sites tem um valor mínimo a ser seguido.
  • As agências corporativas muitas vezes tem condições melhores do que as publicadas em outros sites. Isso acontece porque os fornecedores disponibilizam preços melhores que não podem ser divulgados de forma aberta (somente em sites acessíveis por usuários com login). 

RELATÓRIOS GERENCIAIS NAS AGÊNCIAS DE VIAGENS CORPORATIVAS

  • Nos sites para pessoas física não há relatórios fornecidos pelos fornecedores. Quando existem, os relatórios são gerados manualmente por algum departamento da empresa.
  • Nas agências de viagens corporativas os relatórios são nativos de qualquer sistema, e pode-se gerar filtrando por datas, solicitante, aprovador, viajante, centro de custo e muito mais.

GESTÃO DE BILHETES NÃO VOADOS

  • Nos sites para pessoas física não há rastreamento de bilhetes não voados ou relatórios de bilhetes em aberto. A remarcação de bilhetes normalmente é feita via call center junto a cia aérea.
  • Nas agências de viagens corporativas mais maduras, o controle é feito de forma automatizada e precisa por sistemas que monitoram diariamente bilhetes que não foram voados e que tenham crédito para remarcação. Um dos melhores sistemas para rastrear bilhetes não voados é o Intratur que integra com os principais sistemas de self-booking do mercado..