Passagem Aérea: mitos e verdades

Na hora de emitir passagem aérea, todos buscam os melhores preços. Existem várias estratégias para conseguir sempre os menores preços. Tem aqueles que já escutaram algum conhecido falar que compro de madrugada porque era mais barato. Será que é verdade ou mito?

O preço da passagem flutua a todo instante e varia de acordo com a demanda e a oferta dos voos. Planejar com antecedência pode fazer a diferença para conseguir aquele precinho camarada para deixar sua viagem mais econômica. 

Conheça as estratégias e dicas que podem ajudar a encontrar passagem aérea barata.

Alguns dias da semana podem ser melhores que outros para viajar

Verdade

Como dissemos antes, o que determina o preço da passagem aérea é a oferta e demanda. Ou seja, nos dias mais concorridos o preço sobe e nos menos requisitados o preço diminui.  Portanto, para determinadas rotas podem existir menos demanda e por isso as passagens podem ser mais baratas em determinados  dias.

Existe dia da semana melhor para comprar a passagem aérea

Mito

Quem procura por ofertas na hora de comprar a passagem de avião precisa estar atento às promoções constantemente. Há um mito recorrente de que as companhias aéreas fazem mais promoções às terças-feiras, mas isso é realmente só um mito. As empresas fazem suas campanhas promocionais de acordo com suas necessidades para aumentar a venda, e elas podem surgir a qualquer dia da semana.

Porém fique atento pois muitas das promoções são voltadas para viagens pessoais e não viagens corporativas. Isso porque o perfil do viajante corporativo, na sua maioria, compra a viagem com menos de 30 dias e não costuma passar o final de semana no destino. A maioria das promoções são válidas para compras de ida e volta com no mínimo 60 dias de antecedência e requerem pernoite de no mínimo um sábado.

É mais barato comprar de madrugada

Mito

Essa é uma das maiores lendas, não faz o menor sentido! Os preços mudam de acordo com a oferta e demanda ou quando as companhias aéreas fazem promoções que normalmente não estão relacionadas ao horário da madrugada. Aliás, o tráfego na internet de madrugada é mais baixo, por isso não faz sentido fazer grandes promoções nesses horários. Não tem mágica, economize com esta dica.

Viajar de madrugada é mais barato

Verdade

Já vimos que comprar passagens de madrugada é um mito, mas viajar de madrugada pode ser sim mais barato. A procura pelos voos da madrugada é menor e, por isso, os preços costumam ser mais baixos. 

Passagem Aérea de última hora é mais cara

Verdade

Quanto mais próximo da data do vôo, as companhias aéreas geralmente já venderam a maioria dos assentos e por isso raramente teremos promoções nestes vôos. Com poucos lugares restantes, os preços sobem consideravelmente. Quem compra o bilhete nessas situações é porque precisa mesmo viajar e não tem como adiar, sendo obrigado a pagar preços mais altos. Isso geralmente acontece com viagens corporativas. 

Passagens Aéreas com grande antecedência são as mais baratas

Mito

Se as passagens de última hora são mais caras, comprar com grande antecedência não garante os melhores preços. A tarifa de um determinado voo nem sempre começa com o a garantia de melhor preço. O preço vai se adaptando conforme a procura. Quando a venda está em um ritmo lento é que surgem as promoções. Recomendamos para para voos domésticos, o ideal é comprar com 45 a 60 dias de antecedência, enquanto nos voos internacionais o período ideal é entre 70 e 150 dias antes da viagem, fugindo dos feriados.

Usar o modo anônimo do navegador diminui o preço da passagem

Mito

Isso não tem o menor impacto nos preços ou disponibilidade de preços. O valor do bilhete está definido de acordo com os critérios da companhia aérea, e não de acordo com quem faz a compra. Relembro que o que faz o preço subir ou descer é a oferta e demanda.

Agência de Viagens é mais cara que site da companhia aérea

Mito

Muitas agências de viagens corporativas mantêm acordos com descontos diferenciados com as companhias aéreas. Como elas compram centenas ou milhares de bilhetes, conseguem preços mais baixos e podem repassar essa vantagem aos seus clientes, principalmente os clientes corporativos que podem ter outros descontos adicionais atrelados a volume de compra.  

Sites que vendem passagem aérea com milhas são mais baratos que site da companhia aérea

Mito

Assim como o preço da passagem aérea varia conforme a demanda e a oferta para um bilhete pagante em dinheiro, os preços das passagens em milhas também oscilam e não necessariamente caminham na mesma flutuação de preços de um bilhete pagante. Portanto, sites como 123 Milhas e Maxmilhas podem ter bons preços em determinadas passagens, mas nem sempre. Por isso é importante consultar sites como o Loupit que vasculham a internet atrás de descontos para empresas, preço no site das cias aéreas, tarifas com desconto em agências de viagens e passagens aéreas emitidas com milhas.